quarta-feira, 25 de novembro de 2020

ATIVIDADE DE MATEMATICA - PROBABILIDADE E ESTATISTICA: Probabilidade e Estatística na Pandemia. (5° Ano E.F)

 1) A professora Carla fez uma pesquisa com seus alunos e descobriu algumas informações sobre o aparelho eletrônico que eles utilizam para assistir às aulas e estudar, no período de isolamento social.  Os dados obtidos foram representados em um gráfico, apresentado abaixo:


a) Pinte de vermelho a coluna que representa o aparelho eletrônico que os alunos menos utilizam para estudar e assistir às aulas.


b) Pinte de azul a coluna que representa o aparelho eletrônico que os alunos mais utilizam. 



2) O gráfico abaixo apresenta os dados, de uma pesquisa que buscava saber o que os alunos das salas do 5° ano mais sentiam falta da escola, no momento de isolamento social.


A partir do gráfico responda:

a) Explique, com suas palavras o que significa o símbolo %. O símbolo % corresponde à porcentagem, que indica uma fração cujo denominador é 100. Dessa forma, 100% ou 100/100 corresponderá ao inteiro, 50% ou 50/100, à metade do inteiro, 25% ou 25/100 a um quarto do inteiro e assim por diante.

Resposta: Pessoal. 

b) Entre os entrevistados, qual é o motivo de maior saudade da escola?

Resposta: O fator de maior saudade é os (as) amigos (as).

c) Qual é a diferença, em porcentagem, entre os alunos que sentem mais falta dos amigos e dos que não sabem do que sentem falta da escola?

Resposta: A diferença é de 35%.

d) O que você mais sente falta da escola? Sua resposta corresponde a algum motivo apresentado na pesquisa realizada no Colégio Carrosel?

Resposta: Pessoal

e) Como foram entrevistados 100 alunos, quantos são os alunos que sentem falta dos professores?

Resposta: São 25 os alunos que sentem falta dos professores.



3) Uma ONG social realizou um levantamento das cestas básicas que distribuiu às famílias que, diante da crise ocasionada pela pandemia do coronavírus encontraram dificuldades para comprar seus alimentos. O levantamento foi feito nos messes de julho, agosto e setembro de 2020.


A partir do gráfico responda:

a) Você já viu outros gráficos como este? Em que situações? 

Resposta: Pessoal

b) Qual foi o mês com o menor total de entregas, segundo o gráfico?

Resposta: Julho

c) Qual foi o mês com o maior total de entregas, segundo o gráfico?

Resposta: Setembro 

d) No mês de setembro, em que época houve uma queda nas entregas?

Resposta: No final do mês 


4) A Inloco é uma, empresa que usa localização digital para criar uma identidade anônima de mobilidade das pessoas. Durante a pandemia, a empresa utilizou a tecnologia para entender o comportamento de localização de 60 Milhões de brasileiros e criou o Índice de Isolamento Social para auxiliar no combate à pandemia. Abaixo será apresentado o Índice de Isolamento Social do dia 16 de todos os messes, entre fevereiro e julho de 2020, segundo a Inloco. Veja as informações:


A partir das informações apresentadas na tabela acima, responda as perguntas abaixo:

a) Dos meses da pesquisa, qual mês apresentou o maior Índice de Isolamento Social?

Resposta: O mês de maio.

b) Em fevereiro, o Índice de Isolamento Social foi maior que março. Quantos por cento a mais fevereiro teve em relação a março?

Resposta: Em fevereiro, o índice foi 7,2 % a mais que em março

c) Complete os espaço abaixo com < (menor), > (maior)  ou =(igual).


39,3 _____ 42,8


39,3 _____ 39,9


45,8 _____ 39,1


39,3 _____ 39,30


Resposta: 

39,3  <  42,8

39,3  <  39,9

45,8  >  39,1

39,3 = 39,30



Objetivo/Habilidade:

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Fonte tabela: https://www.inloco.com.br/covid-19


Autoria:
Jeferson dos Santos
Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário