Arte


A primeira linguagem primordial do Homo sapiens foi a arte das cavernas, ou as pinturas rupestres. Há pouco mais de 2 décadas atrás, foram descobertas diversas pinturas nas cavernas da Indonésia e as Ciências arqueológicas acreditam serem as mais remotas até hoje encontradas.

espécie bovina ainda desconhecida: 40 - 52 mil anos atrás
Lubang Jeriji Saléh - Indonésia, Ásia

No Brasil, as figuras das cavernas se espalham mais na região norte, nordeste centro-oeste, tenho a Serra da Capivara como uma das mais antigas. A Serra da Capivara, localizada no estado do Piauí é considera um dos parques nacionais mais rupestres do território brasileiro.


 Serra da Capivara, PI

As ciências também utilizaram a arte como forma de elaboração do saber. Um dos famosos cientistas que aliava arte e conhecimento talvez tenha sido Leonardo da Vinci. Até hoje, diversos de seus experimentos são testados, e ainda há muito a ser descoberto deste fascinante artista, autor do quadro mais famoso de todos os tempos: a Monalisa.


 
Monalisa (1503)

 
Estudo dos embriões (1513)
Leonardo da Vinci (1452 - 1519) Itália

Atualmente, muitas artes, expressões, escolas e tendências ocupam uma das maneiras mais belas de se compreender, interpretar ou simplesmente admirar as artes sonoras, linguísticas, textuais, cênicas ou imagéticas. E elas representam um poderoso meio da educação, propriamente dita. O desenho científico exige uma “réplica” perfeita da realidade, desde que para os cientistas, uma anteninha pequena pode revelar a identidade e a nomenclatura da espécie.

peixe Mandarim
Atila Lamarino

 Contudo, podemos experimentar a criação da arte ressignificando a realidade e pedagogicamente inserindo nos contextos diários da educação em ciências naturais e matemática.
  
Meredith Woolnough
Bordados da espiral 

arte de rua - Eder: esquentando o clima
Coronel Escolástico, Cuiabá, MT
foto: Michèle Sato 

Teste seu inglês vendo o vídeo de uma das revistas mais confiáveis e renomadas do mundo das ciências: a Nature. Trata-se de uma boa explanação pedagógica sobre a descoberta das pinturas rupestres na Indonésia, datadas de quase 50 mil anos atrás.
 Nature - Indonesian Cave


*
Links interessantes:
Desenho científico

Art education - 11 artistas com inspiração nas ciências

Anísio Teixeira: ciência e arte de educar
http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/ciencia.html

Educamundo - artes na educação

Br escola - arte rupestre

Fapesp - pré-história


*

Nenhum comentário:

Postar um comentário