terça-feira, 28 de abril de 2020

EXPERIMENTO: EROSÃO DO SOLO


A cobertura do solo influencia a erosão causada pela chuva?


VOCÊ VAI PRECISAR DE:
  • 6  garrafas PET grandes e transparentes (de água ou de refrigerante)
  • Tesoura ou estilete
  • Terra
  • Sementes da sua escolha. O importante é que sejam plantas que cresçam rápido. Você pode usar sementes de alpiste, milho de pipoca, e outras sementes de hortaliças
  • Pequenos galhos, cascas de árvores, folhas, raízes mortas
  • Água
  • Barbante ou outro tipo de cordão





REALIZANDO O EXPERIMENTO

  1. Peça para um adulto cortar 3 garrafas ao meio no sentido do seu comprimento (veja as imagens a seguir).
  2. Coloque as garrafas sobre uma mesa ou superfície plana. Os gargalos das garrafas devem ultrapassar as bordas da mesa em que estiverem fixadas.
  3. Coloque a mesma quantidade de terra em cada garrafa. Pressione a terra para que ela fique levemente compactada. A terra deve ficar abaixo do nível do corte da garrafa.
  4. Peça para o adulto cortar a parte inferior das outras 3 garrafas, a aproximadamente 10 centímetros do fundo, de modo que formem copos.
  5. Esses copos de garrafa PET serão usados para coletar o excesso da água que sair pelo gargalo das garrafas durante o experimento. Para isso, eles devem ser pendurados nos gargalos das garrafas. Assim, peça para o adulto fazer dois furos na parte superior desses copos e passar um barbante em cada um, para amarrá-los ao gargalo de cada garrafa.
  6. Na primeira garrafa, plante as sementes que você escolheu. Na segunda, coloque os galhos, cascas, folhas e raízes mortas que você recolheu. Na terceira, deixe apenas a terra.
  7. Coloque a garrafa em que você plantou as sementes exposta à luz solar. Regue e cuide até que as plantas se desenvolvam. O experimento só pode ser feito depois que as plantas tiverem crescido na primeira garrafa.
  8. Quando as plantas estiverem desenvolvidas, regue as três garrafas com a mesma quantidade de água e observe as características da água que escorrerá dentro dos copos transparentes.







OBSERVANDO O QUE ACONTECE
O que aconteceu? Converse com seus familiares a respeito.
Desenhe o que você observou para, posteriormente, contar e mostrar a seus colegas e professor o experimento que você realizou.

REFLETINDO SOBRE O QUE ACONTECEU
O solo exposto está muito mais suscetível à erosão, sendo que qualquer cobertura é melhor do que nenhuma, para diminuir os impactos da erosão. Entre as coberturas, as plantas são a melhor forma de protegerem o solo da erosão. 


FONTE
GIL, A. B. A.; SANTOS, O. R. A, G.; FANIZZI, S. Porta Aberta para o Mundo: ciências (volume 3). 1. ed. São Paulo: FTD, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário