quarta-feira, 2 de setembro de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Trabalhando com eventos (2º ano EF)

1) Nas situações abaixo, pinte de vermelho a situação que tem muita chance de acontecer, de azul a situação que tem pouca chance de acontecer ou de verde a situação que é impossível de acontecer:



Habilidade da BNCC: (EF02MA21) Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.


2) Agora é sua vez de dar 1 exemplo de evento que tem muita chance de acontecer, um evento que tem pouca chance de acontecer e um evento que é impossível de acontecer:

a. Evento com pouca chance de acontecer:
1-

b. Evento com muita chance de acontecer:
1-

c. Evento impossível de acontecer:
1-

Habilidade da BNCC: (EF02MA21) Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”


3) A tabela abaixo mostra uma pesquisa realizada na sala de Joana, 1º ano A, sobre o mês de aniversário de todos os alunos da turma. Construa um gráfico a partir dessa tabela, não se esqueça de dar um título para ele.



O título é só ilustrativo, a criança que irá definir

Objetivo: Construir gráfico a partir de informações de pesquisa apresentada em tabela.


4) Observe as tabelas resultado de uma pesquisa feita em duas turmas (A e B) e responda as questões abaixo:


a. Que fruta foi igualmente escolhida entre as duas turmas?
Resposta: Melancia 

b. Quanto alunos preferem manga na turma A e na turma B? Qual a diferença dessa preferência entre as turmas?
Resposta: Alunos na turma A: 7, alunos na turma B: 5, a diferença é de 2 alunos

c. Qual é a fruta que os alunos menos gostam nas duas turmas?
Resposta: Na turma A é mamão e na turma B é uva

d. A turma A tem mais alunos que a turma B. Quantos alunos a mais?
Resposta: 4 alunos (24 na A e 20 na B)

Habilidade da BNCC: (EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.


Autoria:
Mariana Aline Nita
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário