quarta-feira, 28 de outubro de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – NÚMEROS – Memória das frações (4º ano EF)

Nome do Jogo: Memória das frações


Ano de escolaridade: 4º ano

Habilidades desenvolvidas: (EF04MA09) reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.


Como apresentar o jogo:

O jogo só deve ser apresentado depois de uma ou duas aulas de exploração sobre as frações. Deve-se colocar os jogadores em duplas e perguntar se conhecem o jogo da memória. Explicar as regras: os jogadores vão virar as peças para baixo e embaralhá-las; a cada vez, um dos jogadores tentará achar o par das frações, e caso não encontre, voltará com a imagem para baixo e será a vez do outro jogador. É importante dizer que haverá mais de uma representação por desenho para cada fração.


Como será o registro dos alunos durante o jogo:

Pedir que os alunos construam uma tabela simples para marcar a pontuação a cada rodada.



O que observar/ Como registrar essa observação:


Verificar se os alunos conseguem associar a fração a sua representação e se os alunos se ajudam, dizendo se está correto ou não cada par formado. Registrar as informações coletadas em uma tabela, com o nome dos alunos e esses quesitos a serem analisados.

Veja um exemplo de tabela:



Quais intervenções o professor pode fazer durante o jogo: 

Caso o aluno não tenha encontrado o par na jogada, perguntar qual é a fração do desenho que foi sorteado, quantos pares faltam para o jogo finalizar, quantos pares os dois jogadores possuem de diferença. Perguntas durante o jogo são uma boa oportunidade para desafiar os participantes na resolução de outros problemas matemáticos.


Quais explorações podem ser feitas após o jogo:

Conversar com os alunos sobre as dificuldades encontradas durante o jogo, apresentar algumas frações utilizadas e pedir que os alunos façam uma representação diferente, perguntar se conhecem outra fração sem ser as que foram exploradas no jogo.


Como será o registro final sobre o jogo:

Pedir que os alunos descrevam no caderno como foi o desenvolvimento do jogo, escrever e desenhar quais foram as frações utilizadas no jogo (quais eles lembrarem, deixar que as duplas fiquem pertos para poderem compartilhar quais cada um se recorda)


Como será a avaliação:

A avaliação se dará através da observação durante o jogo, das discussões após o jogo e da análise dos registros


Materiais:

  • Tabela para marcar os pontos
  • Fichas das frações (abaixo)



Autoria:
Mariana Aline Nita
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário