quarta-feira, 4 de novembro de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – NÚMEROS – Brincando de formar números (1º ano EF)

OBSERVE OS ALGARISMOS QUE COMPÕEM O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO:



1) CIRCULE, NO QUADRO ACIMA, APENAS OS ALGARISMOS NECESSÁRIOS PARA FORMAR O NÚMERO TREZE.

Resposta



2) OBSERVE  OS  NUMERAIS  ABAIXO E  PINTE  O  NÚMERO  TREZE.



3) PINTE O  NUMERAL  QUE  REPRESENTA  MAIOR  QUANTIDADE. 



4) PINTE  DE  AZUL  O  QUADRO  COM  A  QUANTIDADE TREZE  E  DE  VERMELHO  O  QUADRO  COM  A  QUANTIDADE  TRINTA  E  UM.



Resposta:


A) QUANTOS   GRUPOS  COM  DEZ  HÁ  NO  NÚMERO  31?   ________________________

Resposta: 3 grupos 

B) QUANTOS  GRUPOS  COM DEZ  HÁ  NO  NÚMERO 13? __________________________

Resposta: 1 grupo


5) PINTE O NÚMERO MAIOR DE CADA PAR.



6) HORA DO JOGO!

Material:

• Um baralho ou fichas com algarismos.

Quantidade de jogadores:

• Mínimo de dois jogadores.

Modo de jogar:

• Em casos em que o baralho for utilizado, selecione para jogar apenas as cartas de Ás a 9 (a carta do Ás representará o número 1).
• Em seguida, as cartas devem ser embaralhadas e distribuídas na mesa com a face numérica virada para baixo.
• O primeiro jogador escolhe duas cartas e deve formar o maior número possível com elas. Depois o outro jogador deve realizar o mesmo procedimento e vence a partida quem tiver formado o maior número. 
• Os jogadores devem combinar previamente quantas partidas serão jogadas.
 

Objetivo/Habilidade: (EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
(EF01MA07) - Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
(EF01MA04) CBA. Contar e associar a denominação do número à sua respectiva representação verbal e simbólica em contagem de coleções de até 100 unidades, em situações de jogos, brincadeiras, entre outros.


Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário