a) Circular todos os números que aparecem e verificar o que eles significam.
b) Grifar de lápis colorido a pergunta do problema.
c) Resolver, mostrando como você pensou. Você pode usar desenhos, contas ou outras formas para resolver cada problema.
1) Cauê fez aniversário no dia 01 de outubro e sua mãe preparou uma bandeja de brigadeiros. Para enfeitar a bandeja, ela colou fita colorida em toda a volta. A bandeja de brigadeiros tinha a forma de um retângulo: dois de seus lados com 30 cm e os outros dois lados com 20 cm. Quanto de fita colorida a mãe de Antônio precisou para enfeitar a bandeja? Apresente sua resposta em centímetros e em metros
Resposta: Ele precisou de 100 cm ou 1 metro
2. Na bandeja havia 6 fileiras e, em cada fileira tinham 7 brigadeiros. Quantos brigadeiros havia na bandeja?
Resposta: Havia 42 brigadeiros na bandeja
3) A mãe de Cauê também preparou beijinhos de coco. Ela fez 30 beijinhos. Cauê dividiu esses doces igualmente entre ele, sua mãe, seu pai e suas irmãs Carina e Carla. Quantos beijinhos cada um recebeu?
Resposta: Cada um recebeu 6 beijinhos
4) Cauê fará sua festa de aniversário na garagem de sua casa. O piso da garagem é quadriculado, como mostra a segunda figura abaixo. Considerando o quadrado do piso como uma unidade da área, qual é a área da garagem?
Resposta: A área da garagem é de 40 quadrados.
(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Autoria:
Jeferson dos Santos
Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT
Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT
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