quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – NÚMEROS E PROBABILIDADE E ESTÁTISTICA: Hora da pesquisa (5º ano EF)

 Adriano resolveu fazer uma pesquisa com os colegas das duas turmas do quinto ano de sua escola. Ele queria saber quais estavam sendo os principais passatempos nesse momento de pandemia. Para conhecer essas informações ele enviou, pelo WhatsApp, a cada um dos 39 alunos a seguinte pergunta:
O que você faz para se divertir em casa? 
Adriano recebeu três tipos de respostas diferentes: escrever histórias, jogos de tabuleiro e leitura.  Para ter um panorama geral, ele incluiu sua resposta e organizou as informações no seguinte quadro:
Aluno
Turma
Passatempo
Adriano
A
Escrever histórias
Amanda
A
Escrever histórias
André
A
Jogos de tabuleiro
Bento
A
Escrever histórias
Carlos
A
Escrever histórias  
Carolina
A
Jogos de tabuleiro
Daniela
A
Escrever histórias
Diego
A
Escrever histórias
Gisele
A
Escrever histórias
Juliana
A
Jogos de tabuleiro
Lucas
A
Escrever histórias
Maria Fernanda
A
Escrever histórias
Mônica
A
Escrever histórias  
Pedro
A
Jogos de tabuleiro
Priscila
A
Escrever histórias
Ricardo
A
Escrever histórias
Sara
A
Escrever histórias
Tatiana
A
Jogos de tabuleiro
Vitor  
A
Escrever histórias
Alexandre
A
Escrever histórias
Ana Luiza
B
Leitura
Ana Vitória
B
Leitura
Antônio
B
Escrever histórias
Benício
B
Leitura
Camila
B
Escrever histórias
Cássia
B
Leitura
Fábio
B
Leitura
Fernando
B
Escrever histórias
Jaqueline
B
Leitura
Luís
B
Jogos de tabuleiro
Luana
B
Jogos de tabuleiro
Marcos
B
Escrever histórias
Marina
B
Leitura
Mateus
B
Leitura
Natália
B
Leitura
Paulo
B
Escrever histórias
Renata
B
Leitura
Roberto
B
Jogos de tabuleiro
Tomaz
B
Jogos de tabuleiro
Vinícius
B
Jogos de tabuleiro

1) Complete a tabela abaixo e ajude Adriano a informar os dados coletados em um quadro menor.

Passatempo
Nº de alunos
Porcentagem
Escrever histórias


Jogos de tabuleiro


Leitura


Soma

100%


Resposta:

Passatempo
Nº de meninas
Porcentagem
Escrever histórias
20
50%
Jogos de tabuleiro
10
25%
Leitura
10
25%
Soma
40
100%


a) Para descobrir o valor em porcentagem, Adriano utilizou a malha quadriculada. 


Cada quadrinho representa um aluno e o quadriculado inteiro representa o total de alunos entrevistados.

b) Se você pintar a quantidade de alunos que responderam escrever histórias, quantos quadrinhos terá pintado?

Resposta: 20 

- Qual a porcentagem que a quantidade pintada representa? 

Resposta: 50%.
É importante o aluno perceber que o quadriculado inteiro foi dividido em duas partes iguais, isto é, pela metade, sendo a metade o correspondente a  50% do total.

- Se você dividir o quadriculado inteiro em grupos de 20, quantos grupos terá formado? 

Resposta: 2

- Cada grupo representa qual parte do inteiro?

Resposta: metade ou ½.

- É possível dizer que metade de um inteiro é o mesmo que 50%? Explique essa relação.

Resposta: Sim, pois 50% representa a metade do total indicado por 100%. No caso dos alunos, 40 quadradinhos correspondem a 100% dos alunos entrevistados e 20 quadradinhos correspondem a 50% dos alunos entrevistados, isto é, à metade.


c) Se você pintar a quantidade de alunos que responderam jogos de tabuleiro, quantos quadrinhos terá pintado?

Resposta: 10

- Qual a porcentagem que a quantidade pintada representa? 

Resposta: 25%.
É importante o aluno perceber que o quadriculado inteiro foi dividido em quatro partes iguais, o mesmo que ¼ (um quarto), isto é, metade da metade que, em porcentagem, significa 25% (100 ÷ 4 = 25). 

- Se você dividir o quadriculado inteiro em grupos de dez, quantos grupos terá formado? 

Resposta: 4

- Cada grupo representa qual parte do inteiro? 

Resposta: ¼ (um quarto).

- É possível dizer que ¼ (um quarto) é o mesmo que 25%? Explique essa relação.

Resposta: Sim, pois um quarto representa uma parte do todo dividido em quatro partes iguais, assim como 25% é a quarta parte de 100%.


d) A porcentagem de alunos que respondeu que o passatempo é jogos de tabuleiro é a mesma dos alunos que responderam leitura?

Resposta: Sim 


e) No quadriculado abaixo pinte de azul a quantidade de alunos das duas turmas que respondeu escrever histórias, de vermelho, a quantidade que respondeu jogos de tabuleiro e, de verde, os que responderam leitura.



f) Retorne às informações da tabela e, agora, responda as perguntas sobre cada uma das turmas.

- Quantos alunos da turma A responderam escrever histórias?

Resposta: 15 alunos. 

- Quantos alunos da turma B responderam escrever histórias?

Resposta: 5 alunos.

- Do total de alunos que responderam escrever histórias, quantos por cento são da turma A e quantos por cento são da turma B? 
Utilize a malha quadriculada, se necessário.


Resposta: Turma A corresponde a 75% e turma B 25%.

É importante as crianças perceberem que neste caso 100% é representado pela quantidade 20 e que ¼ (um quarto) de 20 é 5, o mesmo que 25%, sendo 75% o mesmo que 25% + 25% + 25%.


Objetivo/Habilidade: 
(EF05MA06) - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
(EF05MA24) - Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.


Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá

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