O que você faz para se divertir em casa?
Adriano recebeu três tipos de respostas diferentes: escrever histórias, jogos de tabuleiro e leitura. Para ter um panorama geral, ele incluiu sua resposta e organizou as informações no seguinte quadro:
Aluno
|
Turma
|
Passatempo
|
Adriano
|
A
|
Escrever histórias
|
Amanda
|
A
|
Escrever histórias
|
André
|
A
|
Jogos de tabuleiro
|
Bento
|
A
|
Escrever histórias
|
Carlos
|
A
|
Escrever histórias
|
Carolina
|
A
|
Jogos de tabuleiro
|
Daniela
|
A
|
Escrever histórias
|
Diego
|
A
|
Escrever histórias
|
Gisele
|
A
|
Escrever histórias
|
Juliana
|
A
|
Jogos de tabuleiro
|
Lucas
|
A
|
Escrever histórias
|
Maria Fernanda
|
A
|
Escrever histórias
|
Mônica
|
A
|
Escrever histórias
|
Pedro
|
A
|
Jogos de tabuleiro
|
Priscila
|
A
|
Escrever histórias
|
Ricardo
|
A
|
Escrever histórias
|
Sara
|
A
|
Escrever histórias
|
Tatiana
|
A
|
Jogos de tabuleiro
|
Vitor
|
A
|
Escrever histórias
|
Alexandre
|
A
|
Escrever histórias
|
Ana Luiza
|
B
|
Leitura
|
Ana Vitória
|
B
|
Leitura
|
Antônio
|
B
|
Escrever histórias
|
Benício
|
B
|
Leitura
|
Camila
|
B
|
Escrever histórias
|
Cássia
|
B
|
Leitura
|
Fábio
|
B
|
Leitura
|
Fernando
|
B
|
Escrever histórias
|
Jaqueline
|
B
|
Leitura
|
Luís
|
B
|
Jogos de tabuleiro
|
Luana
|
B
|
Jogos de tabuleiro
|
Marcos
|
B
|
Escrever histórias
|
Marina
|
B
|
Leitura
|
Mateus
|
B
|
Leitura
|
Natália
|
B
|
Leitura
|
Paulo
|
B
|
Escrever histórias
|
Renata
|
B
|
Leitura
|
Roberto
|
B
|
Jogos de tabuleiro
|
Tomaz
|
B
|
Jogos de tabuleiro
|
Vinícius
|
B
|
Jogos de tabuleiro
|
1) Complete a tabela abaixo e ajude Adriano a informar os dados coletados em um quadro menor.
Passatempo
|
Nº de alunos
|
Porcentagem
|
Escrever histórias
|
||
Jogos de tabuleiro
|
||
Leitura
|
||
Soma
|
100%
|
Resposta:
Passatempo
|
Nº de meninas
|
Porcentagem
|
Escrever histórias
|
20
|
50%
|
Jogos de tabuleiro
|
10
|
25%
|
Leitura
|
10
|
25%
|
Soma
|
40
|
100%
|
a) Para descobrir o valor em porcentagem, Adriano utilizou a malha quadriculada.
Cada quadrinho representa um aluno e o quadriculado inteiro representa o total de alunos entrevistados.
b) Se você pintar a quantidade de alunos que responderam escrever histórias, quantos quadrinhos terá pintado?
Resposta: 20
- Qual a porcentagem que a quantidade pintada representa?
Resposta: 50%.
É importante o aluno perceber que o quadriculado inteiro foi dividido em duas partes iguais, isto é, pela metade, sendo a metade o correspondente a 50% do total.
- Se você dividir o quadriculado inteiro em grupos de 20, quantos grupos terá formado?
Resposta: 2
- Cada grupo representa qual parte do inteiro?
Resposta: metade ou ½.
- É possível dizer que metade de um inteiro é o mesmo que 50%? Explique essa relação.
Resposta: Sim, pois 50% representa a metade do total indicado por 100%. No caso dos alunos, 40 quadradinhos correspondem a 100% dos alunos entrevistados e 20 quadradinhos correspondem a 50% dos alunos entrevistados, isto é, à metade.
c) Se você pintar a quantidade de alunos que responderam jogos de tabuleiro, quantos quadrinhos terá pintado?
Resposta: 10
- Qual a porcentagem que a quantidade pintada representa?
Resposta: 25%.
É importante o aluno perceber que o quadriculado inteiro foi dividido em quatro partes iguais, o mesmo que ¼ (um quarto), isto é, metade da metade que, em porcentagem, significa 25% (100 ÷ 4 = 25).
- Se você dividir o quadriculado inteiro em grupos de dez, quantos grupos terá formado?
Resposta: 4
- Cada grupo representa qual parte do inteiro?
Resposta: ¼ (um quarto).
- É possível dizer que ¼ (um quarto) é o mesmo que 25%? Explique essa relação.
Resposta: Sim, pois um quarto representa uma parte do todo dividido em quatro partes iguais, assim como 25% é a quarta parte de 100%.
d) A porcentagem de alunos que respondeu que o passatempo é jogos de tabuleiro é a mesma dos alunos que responderam leitura?
Resposta: Sim
e) No quadriculado abaixo pinte de azul a quantidade de alunos das duas turmas que respondeu escrever histórias, de vermelho, a quantidade que respondeu jogos de tabuleiro e, de verde, os que responderam leitura.
f) Retorne às informações da tabela e, agora, responda as perguntas sobre cada uma das turmas.
- Quantos alunos da turma A responderam escrever histórias?
Resposta: 15 alunos.
- Quantos alunos da turma B responderam escrever histórias?
Resposta: 5 alunos.
- Do total de alunos que responderam escrever histórias, quantos por cento são da turma A e quantos por cento são da turma B?
Utilize a malha quadriculada, se necessário.
Resposta: Turma A corresponde a 75% e turma B 25%.
É importante as crianças perceberem que neste caso 100% é representado pela quantidade 20 e que ¼ (um quarto) de 20 é 5, o mesmo que 25%, sendo 75% o mesmo que 25% + 25% + 25%.
Objetivo/Habilidade:
(EF05MA06) - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
(EF05MA24) - Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá
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