quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – NÚMEROS: Brincando de formar números - parte dois (2º ano EF)

 Observações: caso as crianças tenham acesso ao material dourado de maneira concreta, as atividades a seguir podem ser desenvolvidas utilizando-o como apoio.  

1- LEIA  A  EXPLICAÇÃO:

CHAMAMOS DE DEZENA UM GRUPO COM DEZ CUBINHOS E  DE  UNIDADE  QUANDO  HÁ  APENAS  UM  CUBINHO. OBSERVE: 


A) SE  JUNTARMOS  UMA  DEZENA  E  UMA  UNIDADE  QUE NÚMERO  TEREMOS  FORMADO? 

____________________________________________________________________________

Resposta: Onze, 11.


2- CONTE  AS  DEZENAS  E  AS  UNIDADES, DEPOIS   JUNTE-AS   E   VEJA   QUE  NÚMERO   FORMAM.  SIGA  O  EXEMPLO:

EXEMPLO:





Resposta: 25, vinte e cinco




Resposta: 39, trinta e nove




Resposta: 94, noventa e quatro.


3- SIGA  AS  DICAS   E   REGISTRE  A  QUANTIDADE  E  O  NÚMERO. SIGA  O  EXEMPLO:

TENHO  3  DEZENAS  E  DUAS  UNIDADES.  QUE  NÚMERO  EU  SOU? 



TENHO 4  DEZENAS   E  5  UNIDADES. QUE NÚMERO EU SOU?


Resposta: Sou o quarenta e cinco, 45.


TENHO 6 DEZENAS. QUE NÚMERO EU SOU?


Resposta: Sou o sessenta, 60.


4- DESCUBRA   OS  NÚMEROS  QUE  ESTÃO  FALTANDO   NO  QUADRO   INCOMPLETO.





A) FAÇA   X   NO  MAIOR  NÚMERO  DO  QUADRO   NUMÉRICO.

Resposta: 100.

B) CIRCULE   O   MENOR  NÚMERO  DO  QUADRO  NUMÉRICO. 

Resposta: 1.

C) PINTE  DE  AMARELO  O  NÚMERO  VINTE  E  SETE.

D) PINTE  DE  AZUL  O  NÚMERO  SETENTA  E  DOIS. 

E) FAÇA  UM  TRAÇO NO  NÚMERO  QUARENTA.


Objetivo/Habilidade: (EF02MA01) - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero). 


Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário