quarta-feira, 30 de setembro de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - GRANDEZAS E MEDIDAS: Noções de medidas (3º ano EF)

Professor, as atividades foram elaboradas para a situação das crianças em casa. Caso sejam desenvolvidas dentro de sala de aula, deve-se adaptar os objetos escolhidos e levar os instrumentos de medida para os alunos manipularem. Vale lembrar que sempre é interessante desenvolver as atividades previamente, de forma oral, com o diálogo.


1) Responda as questões abaixo:

a) Você acha que temos um objeto específico para medir as coisas? Se sim, qual?

Resposta Pessoal

b) Escolha um objeto da sua casa: o sofá, a cama, o guarda-roupa. Descubra o tamanho do objeto que você escolheu, utilizando as suas mãos para medir, quantas mãos vão dar? Agora peça para um adulto fazer essa medição com as mãos dele. Deu o mesmo resultado? Explique a sua resposta.

Resposta Pessoal

c) Agora pegue uma régua ou uma fita métrica e meça novamente o objeto. Peça para o adulto fazer o mesmo. Os resultados foram iguais? 

Resposta Pessoal

Habilidade da BNCC: (EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.


2) Imagine agora que você tem um pacotinho fechado de confete e quer trocar com seu amigo que tem alguns bombons. Como você faria uma troca justa?

Dica: o pacote fechado de confete pesa 250g e cada bombom pesa 50g

Resposta pessoal. O objetivo é que a criança considere a massa (em gramas) de cada um dos doces, resolvendo a situação com adição, multiplicação, divisão ou por meio de um desenho explicativo. Para uma troca justa, um pacote de confete deve ser trocado por cinco bombons.

Objetivo: Resolver problemas utilizando unidades de medida


3) Nas figuras abaixo estão alguns instrumentos que são usados para medir. Dê um exemplo de situação em que cada um deles pode ser utilizado. 

Figura 1: cronômetro

Figura 2: régua

Figura 3: balança

Figura 1: serve para medir o tempo, como em uma corrida, para descobrir quem corre mais rápido ou em um jogo, para marcar o tempo que cada jogador leva para responder perguntas etc.
Figura 2: serve para medir coisas pequenas, como o estojo, o lápis, o comprimento e a largura do livro etc.
Figura 3: no caso da balança da imagem, ela serve para medir o peso das pessoas ou de objetos.


Habilidade BNCC: (EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.


4) Diga qual das opções tem mais em cada uma das situações abaixo:

a) Se eu tiver 300g de batata e 2000g de arroz. Qual pesa mais? Arroz

b) Uma Coca-Cola de 1L ou um guaraná de 600mL. Qual tem mais? Coca-Cola

c) Se eu tiver 1kg de papel e 1kg de pedras. Qual pesa mais? O papel e as pedras têm o mesmo peso.

Habilidade da BNCC: (EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.


Autoria:
Mariana Aline Nita
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário