quarta-feira, 7 de outubro de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – ÁLGEBRA – Em busca da igualdade (4º ano EF)

Jogo: Em busca da igualdade

Materiais:

• Um baralho
• 6 Fichas, duas com sinal de adição, uma com sinal de subtração, uma com sinal de multiplicação, uma com sinal de divisão e uma com sinal de igualdade.
• Ficha para registro das operações e pontuação dos jogadores
• Lápis

Quantidade de jogadores:

• Mínimo dois jogadores
• Cada jogador deverá ter sua ficha de registro

Modo de jogar:

• Neste jogo a carta de A sempre vale 1, o valete vale 11, a rainha 12 e o rei 13.
• Durante a partida, caso o jogador pegue um coringa ele poderá atribuir um número a sua carta e, com isso, vencer a partida.
• Embaralhe as cartas.
• Depois de embaralhar, deixe o monte de cartas na mesa com a face numérica virada para baixo.
• Antes que o jogo inicie, três cartas serão retiradas do monte (*essas três cartas não podem ser coringa, caso isso ocorra o coringa deve ser devolvido ao monte e outra carta selecionada). As duas primeiras cartas deverão formar uma adição, utilizando uma das fichas com sinal de adição e a ficha com sinal de igualdade. A terceira carta deverá ficar após o sinal de igualdade, dessa forma, teremos uma operação com resultado inconsistente. Observe o exemplo:



• Diante da inconsistência, o primeiro jogador retira uma carta do monte e verifica a possibilidade de pensar em uma operação com ela e com a carta posicionada após o sinal de igual, que torne verdadeira a igualdade entre as operações, nesse momento ele poderá usar as fichas de sinais para verificar suas possibilidades, caso a carta retirada não permita a igualdade com nenhuma das fichas de sinais, o jogador a descarta e passa a vez.



• Vence a partida o primeiro que encontrar uma carta que torne possível a elaboração de uma operação que conduza à igualdade. Cada partida vencida vale um ponto.
• Em casos de subtração e divisão, o jogador pode definir a posição dos números na operação que ele está tentando formar a igualdade.


Ficha de operações e pontuação:

Nome do jogador

Cartas dispostas na mesa

Operação realizada com a carta retirada pelo jogador

Pontuação

1º partida

 

 

 

2º partida

 

 

 

3º partida

 

 

 

4º partida

 

 

 



Observe a partida de Lucas e Gabriela



Em sua vez de pescar Lucas retirou a seguinte carta:



O que você acha que aconteceu com Lucas ao pescar essa carta? Marque uma das opções a seguir:

( ) Ele descartou a carta e passou a vez, pois nenhuma das operação que ele realizasse entre o três e o quatro conduziria a igualdade dos resultados.
( ) Ele optou pela adição
( ) Ele optou pela subtração
( ) Ele optou pela multiplicação
( ) Ele optou divisão

Resposta: ele optou pela multiplicação, pois 3 + 9 = 12, assim como 4 x 3 = 12.


Veja como ficou o jogo na segunda rodada:




Observe a carta que Gabriela pescou em sua vez:



Marque a operação que Gabriela deve optar para vencer a partida:

( ) adição ( ) subtração ( ) multiplicação ( ) divisão

Resposta: divisão, pois 5 + 1 = 6, assim como 12 ÷ 2 = 6.


Observe a terceira partida:



Em sua vez de pescar, Lucas retirou um coringa. Que números Lucas pode propor para o seu coringa para vencer a partida?

Resposta: 7 ou 2


Objetivo/Habilidade: (EF04MA15) - Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.


Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá

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