quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – NÚMEROS: Trabalhando com o erro (4º ano EF)

Caro docente, o objetivo desse bloco de atividades é trabalhar com o erro e fazer com que o aluno o reconheça e pense como pode corrigi-lo.


1) As contas abaixo foram resolvidas por Júlio. Você precisará ajudá-lo, identificando o que ele errou e explicando o porquê de ele ter cometido cada erro.





Resposta: Na letra A, Júlio provavelmente faz 1 – 0, o que resulta 1. Na letra B, até a ordem da dezena, ele calcula corretamente, mas quando chega na centena ele esquece de somar a centena que corresponde à transformação das 12 dezenas. Na letra C, Júlio se confundiu e ao invés de somar ele subtraiu os números. E por fim, na letra D, ele resolve a conta corretamente fazendo as transformações para poder subtrair, porém esquece que transformou uma dezena em 10 unidades (“emprestou” uma dezena para a unidade) e subtrai 11 – 3, no lugar de 10-3.  

Objetivo: Entender o uso do algoritmo na adição e subtração.


2) Agora é Isadora que precisa da sua ajuda. Sua professora passou uma situação-problema para resolver e ela deve identificar o que errou. Descreva o que você explicaria à Isadora para que ela não cometesse esse erro novamente.

“Carlos possui uma farmácia e nela têm 34 frascos de álcool em gel. Um caminhão abasteceu o estoque da farmácia, trazendo mais 40 frascos. Ao longo do dia, Carlos vendeu 20. Quantos frascos de álcool em gel Carlos têm na farmácia ao final desse dia?”
Resposta:
34+40=74
74+20=94

Resposta: Carlos vendeu 20 frascos ao longo do dia, você deveria ter subtraído 20 de 74. Dessa forma, suas operações seriam: 34+40=74 e 74 – 20= 54. Carlos teria 54 frascos de álcool em gel em sua farmácia, ao final do dia.

Objetivo: Entender o uso do algoritmo na adição e subtração.


3) Luiza respondeu que dá para fazer as seguintes combinações com 4 camisetas e 2 calças, porém não são só essas opções que existem. Ajude Luiza, mostrando-lhe o que faltou ela fazer. Para isso, complete seu esquema e lhe escreva um pequeno texto.



Resposta: Luiza, você esqueceu de combinar algumas peças, uma camiseta pode ser usada com as duas calças. Sendo assim, faltou combinar a:
Camiseta bege com a calça branca;
Camiseta vermelha com a calça preta;
Camiseta amarela com a calça preta;
Camiseta verde com a caça branca.
Obtendo, portanto, 8 combinações ao todo.

Habilidade da BNCC: (EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


4) Durante a pandemia, a professora de Lorenzo propôs duas multiplicações para a turma resolver. Identifique os equívocos que Lorenzo cometeu e os motivos para ele ter se equivocado. 





Resposta: Lorenzo, na primeira conta, em vez de você fazer 9x5 (com o nove da centena), você fez 9+5 e, na segunda conta, você colocou que 0x3 é igual a 3 sendo que é zero.

Objetivo: Entender o uso do algoritmo na multiplicação.


Autoria:
Mariana Aline Nita
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT

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