quarta-feira, 19 de agosto de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – GRANDEZAS E MEDIDAS: A escrivaninha de Ana (5º ano EF)

1) Ana resolveu comprar uma escrivaninha pela internet. Em uma das lojas, ela encontrou a escrivaninha dos seus sonhos, com a seguinte informação. 
Ana não sabia se uma escrivaninha com 1,5 m (metro) caberia no seu quarto. Com isso, resolveu usar a fita métrica que tinha em casa para verificar. Ana sabia que 1 m é o mesmo que 100 cm (centímetros), mas não compreendia o significado do número após a vírgula. Tente ajudá-la, seguindo as dicas:
1ª dica: Os algarismos que aparecem antes da vírgula representam o valor inteiro. Os algarismos que aparecem depois da vírgula representam apenas partes do inteiro.
Com base na dica, observe a medida 1,5 m e responda: 
O algarismo 1 vem antes ou depois da vírgula?
Resposta: Antes da vírgula.
Que inteiro ele está indicando?
Resposta: Está indicando a unidade metro; neste caso, 1 metro.
O algarismo 5 vem antes ou depois da vírgula?
Resposta: Depois da vírgula.
Ele representa o inteiro ou apenas partes de um inteiro?
Resposta: Representa apenas partes do inteiro. 

Apesar dessa dica, Ana ainda continua com dúvidas, pois ela não entendeu quantas partes de um inteiro, o 5 após a vírgula representa.
Leia a segunda dica e ajude Ana a descobrir:
2ª dica: os números com vírgula são chamados de números decimais, pois as partes indicadas após a vírgula representam pedaços de um inteiro dividido em 10 partes iguais. Cada parte dessa divisão pode ser representada em forma de fração:     , ou na forma decimal: 0,1.

Com base na dica, responda:

O número 5, indicado após a vírgula, representa quantas partes de um inteiro? 

Resposta: Indica 5 partes de um inteiro dividido em 10 partes.

Represente em forma de fração:

Resposta: 

Represente na forma decimal: 

Resposta: 0,5   


Com base nas duas dicas, Ana observou que um dos lados da sua fita métrica é dividido em cores e que cada cor agrupa 10 cm. Dessa forma, quando se juntam 10 grupos de cores, compõe-se um inteiro que representa 1 m.


Cada uma dessas cores indica 1 decímetro (dm), ou seja, 10 cm. Ana também percebeu que cada decímetro indica 0,1 m, isto é, o metro dividido por 10. Ela desenhou o  seguinte esquema:


Dessa forma, Ana descobriu que 1,5 m é o mesmo que 100 cm mais 50 cm, ou seja 1,5 m = 150 cm
Ao tentar comprar uma mesa na internet, Ana acabou descobrindo três unidades de medida: metro, decímetro e centímetro. Agora tente responder as seguintes questões e, se for preciso, use uma fita métrica que você tenha em casa ou tente se apoiar no esquema que Ana fez.

1 decímetro tem quantos centímetros? 

Resposta: 10 cm

1m tem quantos decímetros? 

Resposta: 10 dm

1m tem quantos centímetros?

Resposta: 100 cm

0,5 m é igual a quantos cm? 

Resposta: 50 cm 

0,5 m é igual a quantos decímetros? 

Resposta: 5 decímetros 


2) De acordo com o que você conseguiu aprender na atividade anterior, responda: 

De que forma sua régua escolar está dividida? Quais unidades de medida aparecem nela?  

Resposta: Em centímetros e milímetros.

Quantos centímetros há em sua régua escolar?

Resposta pessoal, podendo variar de 10 a 30 centímetros 

Quantos decímetros há em sua régua escolar? 

Resposta pessoal, podendo variar de 1 a 3 decímetros 

Quantas das suas réguas seriam necessárias para formar pelo menos 1 m? Represente por meio de desenho. 

Resposta pessoal.


3) Leia a frase: “A escrivaninha de Ana possui um metro e meio de largura”. Como você viu na imagem de início, essa frase também poderia ser escrita com informações numéricas: “A escrivaninha de Ana possui 1,5 m” de largura. Você sabe o que o termo “meio” significa? Tente explicar.

Resposta pessoal, as crianças podem encontrar formas variadas de se expressar, porém é importante que elas compreendam que “meio” significa 50 centímetros, isto é, metade de 100 centímetros ou um metro.

Agora tente explicar por que 1,5 m é o mesmo que 150 cm.

Possíveis respostas: 

A largura é a mesma o que muda é a unidade de medida.

1 m = 100 cm  e  0,5 m = 50 cm 

Objetivo/habilidade: (EF05MA19) - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.


Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário