a) Na primeira partida Fernanda ganhou seis cartas. Juntando com as que ela já possuía no início do jogo, com quantas cartas ela ficou? Registre como você pensou.
Resposta: 10 + 6 = 16 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)
b) Na segunda partida Fernanda ganhou mais quatro cartas. Quantas cartas ela têm agora? Registre como você pensou.
Resposta: 16 + 4 = 20 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)
c) Na última partida Fernanda perdeu cinco cartas. Com quantas cartas ela ficou? Registre como você pensou.
Resposta: 20 - 5 = 15 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)
d) Quantas cartas ela tinha antes da primeira partida?
Resposta: 10
e) Com quantas cartas ela ficou ao final de todas as partidas?
Resposta: 15
f) Qual a diferença de cartas de Fernanda entre o início e o final do jogo?
Resposta: 5 (Aqui, o registro pode ser por adição ou subtração. 10 até chegar ao 15 ou 15 menos 10.)
Objetivo/Habilidade: (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
2) Agora observe o que aconteceu com Pedro durante o jogo. Ele tinha 15 cartas antes da primeira partida.
a) Na primeira partida ele perdeu 6 cartas. Com quantas cartas ele ficou? Registre como você pensou.
Resposta: 15 - 6 = 9 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)
b) Na segunda partida ele perdeu 2 cartas. Com quantas cartas ele ficou? Registre como você pensou.
Resposta: 9 - 2 = 7 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)
c) Na última partida ele ganhou 4 cartas. Com quantas cartas ele ficou? Registre como você pensou.
Resposta: 7 + 4 = 11 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)
d) Quantas cartas ele tinha antes da primeira partida?
Resposta: 15
e) Com quantas cartas ele ficou ao final de todas as partidas?
Resposta: 11
f) Qual a diferença de cartas de Pedro entre o início e o final do jogo?
Resposta: 4 (Aqui, o registro pode ser por adição ou subtração. 11 até chegar ao 15 ou 15 menos 11.)
Objetivo/Habilidade: (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
3) Bárbara está procurando pedrinhas para brincar. Ela precisa encontrar 20 pedrinhas. Ela já encontrou 11. Desenhe a quantidade que falta para completar 20.
Objetivo/Habilidade BNCC (CBA): (EF01MA06) - Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas
a) Bárbara dará cinco pedrinhas para Maria, cinco pedrinhas para Júlia e cinco pedrinhas para Igor. Quantas pedrinhas Bárbara dará ao todo. Mostre como você pensou.
Resposta: 5 + 5 + 5 = 15
b) Quantas pedrinhas sobraram para Bárbara? Mostre como você pensou.
Resposta: 20 – 15 = 5
Objetivo/Habilidade: (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
4) Samuel, Arthur, Beatriz e Bruna resolveram jogar o jogo dos dados. Cada jogador deveria jogar três dados e juntar os pontos de cada dado.
Escreva, usando numerais, os pontos obtidos por cada jogador.
Quem fez mais pontos ?
Resposta: Bruna
Quais jogadores empataram?
Resposta: Samuel e Arthur
Objetivo/Habilidade: (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF01MA06) - Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá
Nenhum comentário:
Postar um comentário