quarta-feira, 22 de julho de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – NÚMEROS: Brincando com números (1º ano EF)

1) Fernanda resolveu jogar cartas com seus colegas. Ela iniciou o jogo com 10 cartas. Veja o que aconteceu em cada partida. 

a) Na  primeira   partida   Fernanda  ganhou  seis cartas.  Juntando com as que ela já possuía no início do jogo, com   quantas   cartas   ela   ficou?  Registre como você  pensou.

Resposta: 10 + 6 = 16 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)

b) Na segunda partida Fernanda ganhou mais quatro cartas.  Quantas cartas ela têm agora?  Registre   como   você  pensou.

Resposta: 16 + 4 = 20 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)

c) Na  última  partida  Fernanda  perdeu   cinco   cartas.  Com  quantas   cartas  ela  ficou? Registre  como   você  pensou.

Resposta: 20 - 5 = 15 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)

d) Quantas cartas ela tinha antes da primeira partida?

Resposta: 10

e) Com quantas cartas ela ficou ao final de todas as partidas?

Resposta: 15

f) Qual a diferença de cartas de Fernanda entre o início e o final do jogo?

Resposta: 5 (Aqui, o registro pode ser por adição ou subtração. 10 até chegar ao 15 ou 15 menos 10.)

Objetivo/Habilidade: (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


2) Agora observe o que aconteceu com Pedro durante o jogo. Ele tinha 15 cartas antes da primeira partida.

a) Na primeira partida ele perdeu 6 cartas. Com quantas cartas ele ficou? Registre como você pensou.

Resposta: 15 - 6 = 9 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)

b) Na segunda partida ele perdeu 2 cartas. Com quantas cartas ele ficou? Registre como você pensou.

Resposta: 9 - 2 = 7 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)

c) Na última partida ele ganhou 4 cartas. Com quantas cartas ele ficou? Registre como você pensou.

Resposta: 7 + 4 = 11 (Como se trata de atividades para o primeiro ano, é interessante encorajar as crianças a utilizarem registros pessoais)

d) Quantas cartas ele tinha antes da primeira partida?

Resposta: 15

e) Com quantas cartas ele ficou ao final de todas as partidas?

Resposta: 11

f) Qual a diferença de cartas de Pedro entre o início e o final do jogo?

Resposta: 4 (Aqui, o registro pode ser por adição ou subtração. 11 até chegar ao 15 ou 15 menos 11.)

Objetivo/Habilidade: (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


3) Bárbara  está   procurando   pedrinhas   para   brincar.  Ela   precisa    encontrar    20    pedrinhas.  Ela   já   encontrou   11.   Desenhe  a  quantidade  que   falta   para   completar  20. 


Objetivo/Habilidade BNCC (CBA): (EF01MA06) - Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas

a) Bárbara   dará   cinco   pedrinhas    para   Maria,  cinco   pedrinhas   para    Júlia   e cinco   pedrinhas para  Igor.   Quantas   pedrinhas   Bárbara  dará   ao  todo. Mostre   como   você   pensou.

Resposta: 5 + 5 + 5 = 15 

b) Quantas   pedrinhas   sobraram   para   Bárbara? Mostre   como   você   pensou.

Resposta: 20 – 15 = 5

Objetivo/Habilidade: (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


4) Samuel,    Arthur,   Beatriz   e  Bruna   resolveram   jogar   o   jogo   dos  dados.  Cada   jogador  deveria   jogar   três  dados  e  juntar   os  pontos  de  cada   dado.

Escreva, usando numerais,  os pontos obtidos por cada jogador.


Quem   fez   mais   pontos ?  

Resposta: Bruna 

Quais   jogadores   empataram?

Resposta: Samuel e Arthur 

Objetivo/Habilidade: (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
 (EF01MA06) - Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.


Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário