quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – GEOMETRIA: Exercitando a percepção visual (4º ano EF)

1) Veja as figuras abaixo e circule as que apresentam eixo de simetria. Justifique as que não foram circuladas.



Resposta: As figuras circuladas serão: corpo humano, borboleta, cadeira e guarda-roupa (o guarda-roupa possui dois eixos de simetria: vertical e horizontal). A tela da Tarsila do Amaral não apresenta eixo de simetria, por não ter lados da pintura simétricos, assim como o aparelho de ar condicionado, que, de um lado, tem dois botões e um selo e, do outro, não.

Objetivo: reconhecer simetria de reflexão nos objetos do cotidiano


2) Observe os dois quadros abaixo e identifique qual das figuras não se repete em um os quadros.


Resposta: figura no quadro da direita no canto superior direito.

Objetivo: Reconhecer se uma determinada figura pertence ou não a um grupo; Desenvolver a habilidade de identificação de duas figuras iguais quanto à posição no espaço (simetria de rotação).


3) Encontre as seguintes palavras:

DIVIDIR/ESFERA/DEZENA/CUBO/QUADRADO/SIMETRIA



Resposta: Instrução de cima para baixo – da esquerda para direita

SIMETRIA na primeira linha/CUBO na segunda linha/ESFERA na primeira coluna/ DEZENA na quinta coluna/ QUADRADO na 11ª coluna/ DIVIDIR na 14ª coluna.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de identificar um componente especifico numa determinada situação e que envolve a mudança de percepção de figuras contra fundos complexos.


4) A figura abaixo representa o Siriri. O Siriri é uma dança e um estilo musical tradicional do estado de Mato Grosso. O primeiro registro dessa manifestação cultural data de 1900; porém, é certo que ela já era praticada muito antes. As letras das canções são simples e abordam o cotidiano, os animais e a natureza. A maioria delas não possui registro de autoria, pois são transmitidas oralmente, de geração a geração. O Siriri é dançado por homens, mulheres e crianças, aos pares. A dança pode ocorrer em forma de roda ou em duas fileiras, uma de homens, outra de mulheres, dispostas frente à frente.
Observe bem a imagem por 1 (um) minuto e depois responda as perguntas, sem voltar para olhar a imagem de novo.


Quantos pessoas estão tocando instrumentos?
Resposta: 3

Há quantas mulheres dançando?
Resposta: 4

A dança está acontecendo em que período do dia?
Resposta: De manhã/de dia

Que objeto está sendo usado para enfeitar o cenário? Em que outra festa típica ele é usado?
Resposta: Bandeirolas/Festa junina

Objetivo: Desenvolver a capacidade de recordar objetos que já não estão à vista.


Autoria:
Mariana Aline Nita
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário