quarta-feira, 1 de julho de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - NÚMEROS E ÁLGEBRA: Brincando com os números (3º ano EF)

1) Observe e confira as operações abaixo com uma calculadora: 

30 + 80 = 110
10 + 10 + 10 + 80 = 110
30 + 30 + 50 = 110
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 +10 +10 +10 + 10 = 110
105 + 5 = 110
106 + 4 = 110
107 + 3 = 110
108 + 2 = 110
109 + 1 = 110

Observe a adição abaixo e pense em outras formas de resolvê-la. Registre no mínimo três maneiras diferentes encontradas por você.

25 + 48 =

Possíveis respostas:
20 + 5 + 40 + 8 = 73
20 + 5 + 20 + 20  + 5 + 3 = 73
10 + 10 + 5 + 10 + 10 + 10 + 10 + 5 + 3 = 73

Objetivos/habilidades BNCC – MT (EF03MA03) - Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
(EF03MA11) - Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.


2) Laura resolveu produzir máscaras neste momento de pandemia. Ela produziu 24 máscaras e ainda não sabe como organizá-las. Leia algumas das possibilidades que ela pensou e depois responda as questões.

Primeira possibilidade: organizar em saquinhos plásticos, distribuindo duas máscaras por saquinho.

Segunda possibilidade: distribuir três máscaras por saquinho.

Terceira possibilidade: distribuir quatro máscaras por saquinho.

a) Quantos saquinhos plásticos ela precisará se optar pela primeira possibilidade? Explique como você pensou. Se quiser, pode usar um desenho.

Resposta: 12 saquinhos

b) Quantos saquinhos plásticos ela precisará se optar pela segunda possibilidade? Explique como você pensou. Se quiser, pode usar um desenho

Resposta: 8 saquinhos

c) Quantos saquinhos plásticos ela precisará se optar pela terceira possibilidade? Explique como você pensou. Se quiser, pode usar um desenho

Resposta: 6 saquinhos


3) Em quais das possibilidades ela precisará de menos saquinhos? Explique.

Resposta: Na terceira opção, pois como são colocadas mais máscaras em cada saquinho, menos saquinhos serão utilizados.


4) Tente descobrir outra maneira em que seja possível Laura utilizar menos saquinhos do que o previsto em suas possibilidades, considerando que em cada saquinho haja a mesma quantidade de máscaras.

Possibilidades de resposta: 
Distribuir 6 máscaras por saquinho, totalizando 4 saquinhos
Distribuir 8 máscaras por saquinho, totalizando 3 saquinhos

Objetivos/habilidades BNCC - MT para as questões 2,3 e 4 - (EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.


Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá

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