Resposta: balança (primeira imagem)
Explique a sua escolha.
Espera-se que o aluno responda que os demais objetos não são apropriados para medir a massa (o peso) de legumes.
Objetivo/habilidade BNCC - MT - (EF03MA18) - Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
2) Cada pacote de cebola tem 8 quilos. Quantos quilos de cebola há na banca de Marcos?
Explique como você pensou para encontrar a resposta.
Possíveis respostas:
8 x 4 = 32
8 + 8 + 8 + 8 = 32
Objetivo/habilidade BNCC - MT (EF03MA03) - Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
3) Ao lado da banca de Marcos, encontra-se a banca da Ana, que vende copos de suco de laranja. Marque um X no objeto que você considera mais adequado para Ana medir a quantidade de suco que vende.
Resposta: jarra (última imagem)
Explique sua escolha.
Espera-se que o aluno responda que os demais objetos não são próprios para medir a capacidade de líquidos.
Objetivo/habilidade BNCC – MT (EF03MA18) - Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
4) Ana vende um copo de suco por três reais. Quanto ela receberá pela venda de 12 copos? Explique como você pensou para encontrar a resposta.
Possíveis respostas:
3 x 12 = 36
3 x 10 = 30 3 x 2 = 6 30 + 6 = 36
3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 36
Objetivo/habilidade BNCC – MT (EF03MA03) - Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá
Nenhum comentário:
Postar um comentário