quarta-feira, 24 de junho de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - NÚMEROS E GRANDEZAS E MEDIDAS: Dia de feira (3º ano EF)

1) Aos sábados Marcos monta sua banca de legumes na feira. O valor a ser pago pelos legumes é definido pelo quilograma. Marque um X no objeto que Marcos precisa ter em sua banca.







Resposta: balança (primeira imagem)

Explique a sua escolha.

Espera-se que o aluno responda que os demais objetos não são apropriados para medir a massa (o peso) de legumes.

Objetivo/habilidade BNCC - MT - (EF03MA18) - Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.


2) Cada   pacote   de   cebola   tem  8  quilos.  Quantos   quilos   de  cebola   há   na   banca  de Marcos? 



Explique como você pensou para encontrar a resposta. 

Possíveis respostas: 

8 x 4 = 32 

8 + 8 + 8 + 8 = 32

Objetivo/habilidade BNCC - MT (EF03MA03) - Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.


3) Ao lado da banca de Marcos, encontra-se a banca da Ana, que vende copos de suco de laranja. Marque um X no objeto que você considera mais adequado para Ana medir a quantidade de suco que vende.






Resposta: jarra (última imagem) 

Explique sua escolha.

Espera-se que o aluno responda que os demais objetos não são próprios para medir a capacidade de líquidos. 

Objetivo/habilidade BNCC – MT (EF03MA18) - Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.


4) Ana vende um copo de suco por três reais. Quanto ela receberá pela venda de 12 copos?  Explique como você pensou para encontrar a resposta. 

Possíveis respostas: 

3 x 12 = 36 

3 x 10 = 30     3 x 2 = 6     30 + 6 = 36

3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 36

Objetivo/habilidade BNCC – MT (EF03MA03) - Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. 


Autoria:
Vanessa Lacerda Tarouco
Mestre em Educação pela UFMT
Professora da rede municipal de Cuiabá

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