terça-feira, 26 de maio de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - ARTE, NÚMEROS E GEOMETRIA: Gravura de Ernst Haeckel (2º/3º ano EF)

Figura 1: Gravura de 1904 por Ernst Haeckel.

1) Observe a gravura acima. Quais figuras se aproximam do formato dos sólidos geométricos que conhecemos? Indique a qual sólido geométrico cada figura se assemelha. Depois, faça seu desenho. Veja o exemplo: 

ÚLTIMA FIGURA DO CANTO INFERIOR DIREITO  – SE ASSEMELHA A UM PARALELEPÍPEDO




Possíveis respostas: 
Cilindro/Prisma (figura do canto inferior esquerdo); 

Esfera (figura central). 

Objetivo e/ou Habilidade da BNCC: Identificar os sólidos geométricos em figuras artísticas, por meio da visualização de características gerais.


2) Que objetos que você conhece se parecem com os desenhos da gravura? 


Respostas possíveis: Bola / Caixa de remédio / Caixa de pasta de dente / Lata 


Objetivo e/ou Habilidade da BNCC: (EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico. 


3) De acordo com a legenda, hoje, em 2020, quantos anos essa pintura têm? 


Resposta: 2.020 – 1.904 = 106 anos 


Objetivo e/ou Habilidade da BNCC: (EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. 


4) Olhe para a figura por 30 segundos e depois responda, sem olhar de novo, as perguntas: 


a) Quantas figuras têm na pintura? 

b) Quantas figuras têm algum detalhe colorido (sem ser preto e branco)? 
c) Quantas figuras têm várias bolinhas amarelas? 

Respostas: 

a) 13 
b) 5 
c) 2

Objetivo e/ou Habilidade da BNCC: Exercitar uma habilidade do pensamento geométrico a saber: memória visual.


Autoria:
Mariana Aline Nita
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário